Green Tour
Educação em Turismo Verde: Forma Inovadora de Desenvolver Áreas Rurais
A principal tarefa do projeto GREEN TOUR é reforçar a importante cooperação entre turismo e ecologia, uma vez que o turismo é um sector importante para o desenvolvimento da economia. O projeto visa o desenvolvimento de material formativo com forte potencial motivador para a formação e educação das pessoas empregadas no sector do turismo, reforçando o número e qualidade dos postos de trabalho criados localmente ligados à atividade turística – uma vez que a qualificação dos profissionais do turismo, nem sempre acompanha a procura turística. Embora existam profissionais qualificados no setor do turismo, há falta de profissionais com competências e aptidões para responder à procura tanto parte dos clientes, como das necessidades do mercado de trabalho. O projeto propõe aumentar o conhecimento e educação específica relativa ao ecoturismo e a promover a cooperação local como a melhor forma de desenvolver o sector do ecoturismo nos países da União Europeia.
O consórcio GREEN TOUR é constituído por 5 parceiros, entre os quais uma fundação, duas universidades, uma empresa de consultoria e um prestador de EFP, todos com competências relacionadas com o sector do turismo e experiência relevante no desenvolvimento de projetos transnacionais.
Duração
Setembro - 2016 / Dezembro - 2018
Grupos-alvo
- Empreendedores e / ou futuros empreendedores (jovens e outros) que desejam desenvolver negócios no setor de turismo verde;
- Promotores / agentes de desenvolvimento local responsáveis por políticas e estratégias relacionadas com o setor do turismo verde;
- Técnicos e profissionais do sector do turismo que pretendam desenvolver ou aumentar os seus conhecimentos e competências no sector do turismo ecológico.
Produtos e Resultados
- Análise e Transferência de Conhecimento Green Tour (O1);
- Materiais de formação (O2);
- Ferramenta B-learning GREEN TOUR (O3);
- Guia Temático Green Tour (O4);
Parceria
- Coordenador:
- EcoCenter Alapítvány (Hungria)
- Parceiros:
- AidLearn, Consultoria em Recursos Humanos, Lda (Portugal)
- European Center for Quality (Bulgária)
- Libera Università Internazionale degli Studi Sociali Guido Carli (Itália)
- Szent István University (Hungria)