CoLED
Ambiente de Aprendizagem Colaborativa para Educação em Engenharia
O projeto CoLED é financiado pela UE no âmbito das parcerias estratégicas Erasmus + para o ensino e formação profissional.
Nos tempos atuais, estamos a transitar de uma cultura de aquisição de conhecimento individualista para uma cultura de criação de conhecimento colaborativa. Além disso, pesquisas apontam que métodos de ensino ativos e colaborativos melhoram a aprendizagem dos alunos, e é amplamente aceite que quase qualquer abordagem ativa ou colaborativa melhora os resultados de aprendizagem em comparação às aulas convencionais, a abordagem pedagógica dominante em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. O objetivo geral do CoLED é abordar as questões mencionadas acima para desenvolver uma abordagem inovadora de formação colaborativa, incluindo currículos e soluções de aprendizagem de colaboração on-line de formação em TIC’s, no campo relacionado com a introdução de automação para empresas e outras pessoas interessadas nessas áreas.
Por isso, o CoLED concentra-se no desenvolvimento de novas soluções de TIC’s aplicadas, integradas com a plataforma de eLearning, com suporte de aprendizagem colaborativa, interdependência positiva, responsabilidade individual, interação promocional presencial e on-line.
Duração
Outubro - 2018 / Setembro - 2020
Grupos-alvo
Os grupos alvo são:
- Empresários e funcionários de empresas que desejam aumentar a competitividade das suas empresas, bem como melhorar as suas qualificações
- Futuros empreendedores e estudantes que querem desenvolver negócios no setor industrial
- Universidades e centros de Investigação
- Formadores de EFP e fornecedores de EFP que pretendam melhorar ou actualizar os seus currículos de aprendizagem
Produtos e Resultados
- Metodologia de ensino - material que os parceiros e os GAs podem usar para envolver efetivamente os grupos-alvo na concepção e realização de cursos profissionais colaborativos on-line, inclusive para facilitar a cocriação do processo de aprendizagem. Conjunto de abordagens eficazes, boas práticas e diretrizes que os parceiros e grupos-alvo podem usar para planear e organizar formações de EFP, ou aumentar a motivação dos alunos e educadores de EFP.
- Diretrizes - Breve descrição resumida das funcionalidades da plataforma e materiais de formação elaborados.
- Plataforma de Formação Colaborativa - plataforma de TIC’s para apoiar a aprendizagem colaborativa. A plataforma CoLED suportará interações em grupo, gamificação da aprendizagem (conquistas), comunicação em grupo, avaliação de tarefas e projetos em equipa, discussões em grupo, identificação da atividade dos utilizadores (sistema de login) e outros.
- Automação para Formação em Indústria - Capacitação prática e transferível, design re-projetável e recursos de avaliação que os parceiros e grupos-alvo podem usar para fornecer educação não formal integrada com projetos de aprendizagem, planos e recursos para atividades de aprendizagem prática e acompanhada por atividades pedagógicas e diretrizes de avaliação.
Parceria
- Coordenador:
- Przemysłowy Instytut Automatyki i Pomiarów PIAP (Polónia)
- Parceiros:
- AidLearn, Consultoria em Recursos Humanos, Lda (Portugal)
- PRO-MED sp. z o. o. (Polónia)
- Universitatea Petru Maior (Roménia)
- European Center for Quality (Bulgária)