DIDO
Dropping in the drop-outs
DIDO é um projeto Europeu concebido para compreender e prevenir o abandono precoce na Educação de Adultos.
O projeto DIDO pretende compreender profundamente os motivos que levam tantos aprendentes adultos a abandonar os processos de aprendizagem antes de completarem os cursos / programas em que se encontram inscritos. A análise aprofundada desta problemática irá permitir criar um instrumento de intervenção relevante e com grande impacto na redução da taxa de abandono precoce na educação e na formação de adultos, perseguindo as metas Europeias estabelecidas na Estratégia 2020.
Assim, através de um conjunto de ferramentas que integrará dicas, truques e boas práticas, o projeto DIDO pretende fornecer aos centros de formação e profissionais da Educação de Adultos um instrumento prático que lhes permita contribuir para aumentar as hipóteses de sucesso educacional dos aprendentes adultos por toda a Europa.
Duração
Outubro - 2017 / Agosto - 2020
Grupos-alvo
- Aprendentes em educação de adultos que já começaram e até mesmo completaram uma parte do seu percurso educacional, mas abandonaram antes de completarem o currículo e obterem o seu diploma;
- Adultos com idade inferior a 30 anos, com baixo rendimento e sem emprego, uma vez que a pesquisa demonstra que este grupo está especialmente em risco de abandono precoce dos sistemas de aprendizagem .
Produtos e Resultados
- Relatório de análise sobre o porquê e as práticas de prevenção no abandono precoce na educação de adultos (O1);
- Kit de ferramentas DIDO - instrumento prático para centros de educação de adultos (O2);
Parceria
- Coordenador:
- CVO Antwerpen - Centrum voor volwasswenenonderwijs (Bélgica)
- Parceiros:
- Axxell Utbildning AB (Finlândia)
- ROC West-Brabant (Países Baixos)
- AidLearn, Consultoria em Recursos Humanos, Lda (Portugal)
- HF & VUC FYN Ringen (Dinamarca)
- Schweizerischer Verband für Weiterbildung (Suíça)